climb, trek, and explore, until your dreams come true...

Aldeia Velha de Juriz ou Sancti Vicencii de Gerez

A Aldeia velha de Juriz fica a cerca de 1,300mts para Sudoeste da aldeia de Pitões da Júnias.
O acesso faz-se a pé, por um caminho de pé posto que nos leva até á capela de S. João da Fraga.
Em pleno carvalhal de Beredo, antes de chegar as primeiras mesas do parque de merendas, vira-se á direita, para norte.

vista panoramica sobre as ruinas de Juriz, escondidas por entre os carvalhos de Beredo



Da aldeia pouco mais resta que alguns muros e vestigios de arruamentos, há quem fale do abandono da aldeia devido a uma praga de formigas, outros que seria devido á peste negra. enquanto nao se encontrarem registos historicos, a imaginação vai invadindo os nossos pensamentos de modo a dar respostas a tantas perguntas que ficam no ar.


segundo arqueologos trata-se de um povoado com arruamentos lajeados, e com vestigios de cerca de 40 casas, de uma planta geralmente quadrangular e paredes de blocos graniticos mais ou menos aparelhados. Muitoas ainda com umbrais e soleiras das entradas.
Poderá tratar-se da aldeia medievel de Sancti Vicencii de Gerez referida nas "Inquirições Afonsinas" de 1258, provalvelmente abandonada no sec. XV, tempo de fomes, pestes e guerras.
Nunca mais seria reocupada, podendo aceitar-se que tenha sido substituída pela aldeia de Pitões das Júnias.
O lugar encontra-se actualmente coberto por um frondoso carvalhal espontâneo, com a vegetação a conferir ás ruínas uma beleza pouco vulgar.


arruamento que nos leva até ao rio Beredo


vestigios de uma ponte sobre o ribeiro









No extremo setentrional do povoado, no topo de um pequeno outeiro coroado por caos de blocos graníticos, a que a população chama "castelo", identificam-se alguns rasgos que desenham uma planta quadrangular com cerca de 2mts de lado, vestígios que poderão corresponder a uma pequena atalaia.
Um pouco mais longe, cerca de 1,5km para Sudeste, fica o mosteiro de Santa Maria das Júnias.



vestigios existencia de uma atalaia cobre estes blocos graniticos

A origem da cruz neste local tambem não é conhecida, uma imaginação fertil leva-nos a crer que tenha sido um local de sacrificios


vista da atalaia sobre a aldeia

As ruínas desta aldeia abandonada enriquecem-se ainda mais com a paisagem envolvente, marcada por uma exuberante cobertura vegetal e com relevos vigorosos.

2 comentários:

  1. Mas que belas paisagens! Fantástico!
    Dá mesmo vontade de ir até aí.
    Espero um dia poder conhecer isso!
    Boas caminhadas
    Darasola

    ResponderEliminar
  2. a cruz usualmente pode indicar a presença de vestigios antigos... numa tentativa de cristanizar o local... podem ser vestígios que não sendo compreendidos pelas populações da altura, acharam por bem colocar a cruz para que as suas memórias e lembranças fossem de alguma forma purificadas. Gostei do blogue!! bom trabalho! cumprimentos

    ResponderEliminar

b