Carta Militar n. 155
Rio de Frades é uma pequena aldeia esquecida na serra da Freita desde o final da II guerra mundial. As ruinas e vestigios que se encontram faziam parte de um complexo mineiro explorado pelos alemães, de onde extraiam volframio.
Depois de seguir um velho trilho na aldeia, atravessarmos o escuro tunel da mina e iniciamos a nossa exploração progressiva do rio Frades. Apartir daí seguimos o leito do rio, umas vezes a nadar nas suas piscinas naturais outras vezes a recorrer ao rappel para descer as estrondosas cascatas...
O desnivel que dá origem a esta escarpa deve-se ao sistema de falhas que afetam todo o bloco da serra da Freita, mas tambem se deve á erosão fluvial do rio Caima visto que o xisto não é tão resistente como o granito.
De um bloco granitico nodular brotam pequenas pedras que deixam nodulos na rocha mãe, daí chamarem a este fenomeno geologico raro de parideiras.
esta raridade pode apenas ser observada na serra da Freita e na Russia perto de S. Petersburgo.
Na tradição ancestral da região estas pedras simbolizam a fertelidade, tradiçao essa que ainda está presente nas populações locais. acredita-se que dormir com uma pedra parideira de baixo da almofada aumenta a fertilidade.