climb, trek, and explore, until your dreams come true...

Escalada com Rui Rosado, Sra. do Salto

A paisagem é deslumbrante ao longo do vale do rio Sousa .

As falésias de escalada situam-se em ambas as margens do rio formando uma enorme garganta a jusante da ponte.

A rocha é de xisto, rica em "regletes". Há 3 falésias com vias entre os 20 e os 100 metros todas parcialmente equipadas . Nem todas as reuniões estão por isso equipadas. Só o sector B ( Suaves Prestações ) é que está equipado nas reuniões e tem 100 metros de comprimento.








Alinhar ao centro






Serra D'arga


Alinhar ao centro



quedas d'agua de Arga de Baixo






Mosteiro de São João D'arga

Santiago de Compostela


Diz-se que quem não for de vivo vai de morto, pelo sim e pelo não, ja la fui :)


Nesta cidade tradicionalmente chuvosa, dizem que até a chuva é uma arte... mas neste dia o sol deu o ar da sua graça, as ruas que circundam a catedral parecem ter uma luz celestial.


Há um espirito de magia em Santiago...


A entrada principal da catedral, o portico da gloria convida a um primeiro acto religioso, o acto de contrição, moderado pelo flash das maquinas fotograficas dos peregrinos.


O «Pórtico da Glória», obra de mestre Mateus, é dos cenários mais cobiçados da Catedral. Pacientes, os apóstolos, os profetas, os anjos, os condenados ao Inferno, os vinte e quatro anciãos do Apocalipse e o próprio Jesus Cristo posam para as objectivas.



Apóstolo Santiago, anfitrião do templo, tem Acima dele um Cristo ressuscitado mostra as palmas das mãos perfuradas na crucificação.



A atenção dos peregrinos não está, contudo, em nenhum deles, mas sim em dois rituais que me dizem incontornáveis para quem visita a Catedral.
Um deles consiste em colocar a mão aos pés de David, uma das figuras que compõem a árvore genealógica de Cristo e que estão representadas na haste da coluna central, e pedir um desejo. Para facilitar o reconhecimento de David ao peregrino mais distraído existe uma reentrância na coluna à medida da mão direita. Uma vez colocada a mão há ainda que fazer uma oração sentida: Pai-nosso que estais no Céu…; Ave-maria cheia de Graça...; Confesso a Deus todo-poderoso e a vós irmãos que pequei muitas vezes… E só depois se faz o pedido.



O outro ritual destina-se a aumentar a inteligência. Milagre que se consegue batendo três vezes com a cabeça no «Santo dos Croques» (Santo dos Galos) cuja identidade se diz ser a de mestre Mateus, o obreiro de toda aquela Glória. Feitos os rituais abandonamos a fila para os «croques», cada vez mais longa, e entramos para a nave central.



No interior da catedral, a escuridão toma definitivamente conta do espaço e para grande lamento dos peregrinos não há «flash» que lhe resista :)


Há, porém, um foco de luminosidade na extremidade da nave central que ofusca os olhos.


Na capela-mor tudo é banhado a ouro. E para culminar o esplendor dourado do barroco da capela está a estátua de Santiago à qual acedemos através do deambulatório. Apanhando o apóstolo de costas, manda a tradição que se lhe dê um abraço. O contacto íntimo com Santiago é, no entanto, constrangido pela presença de um ‘guarda-costas’ :)



Após a missa do peregrino as maquinas fotograficas dos peregrinos esperam por um outro «ex-libris» da catedral: o «Botafumeiro». É o maior incensário do mundo – pesa 80kg e mede 1,60 mt de altura –, data de 1851 e é obra de José Lousada.
Um postal de santiago, é assim o nome da reportagem que inspirou o relato desta postagem ;)