climb, trek, and explore, until your dreams come true...

Las Médulas

Las Medulas são os restos remanescentes de ouro aluvião.
a primeira fase de exploração foi feita de forma artesanal, extraindo, limpando, crivando as areias auríferas que depois eram lavadas.

Mas a exploração massiva, que deixou os restos que hoje se podem observar, foi levada a cabo a época romana no Séc. I e II D.C.

Para se extrair o ouro, foram escavados muito túneis, alguns deles em rochas.
Desviaram aguas do Rio Douro e do Rio Sil, estas aguas eram armazenadas em depósitos, posteriormente eram derrubadas para as galerias, previamente construídas na montanha, produzindo um grande arrasto do aglomerado aurífero, que era conduzido ate ao denominado canal de lavagens, onde o ouro ficava depositado devido ao seu peso.


1. Colhiam-se as aguas de rios e ribeiros.
2. A agua era transportada desde os montes por uma complexa rede de canais até ao lugar da exploração.
3. A agua era armazenada em reservatórios localizados no topo da montanha.
4. Construíram uma rede de poços e galerias sem saída exterior. Com a continuação do armazenamento da agua, esta soltava-se sobre pressão e desmoronava as cavidades da montanha.
5. Derrubada a montanha, separavam-se pedregulhos e amontoados em Murias.
6. Em seguida, lavava-se a terra através de canais chamados de "Agogo".
7. no final dos canais depositavam-se as lamas, lodos. devido a isso a agua acumulada dava origem a lagos artificiais, com o lago Sumido, Carucedo...



Primeiro trilho escolhido foi a senda de las valiñas subindo depois ao Mirador de Orellán



La Cueva de la Ecantada
Em torno desta cova estavam as galerias romanas. A agua seguia por elas desde a rede hidráulica e com o tempo causou o derrubamento de toda a massa que estava minada.

A ruína Montium foi um sistema de exploração mineira que os romanos utilizaram em grande parte das Medulas.
Consistia em minar monte que queriam abater através de uma serie de galerias e poços. introduzia-se continuamente agua que comprimia o ar do interior e actuava como um explosivo, derrubando todo o monte. depois derrubavam mais agua para conduzir todo o lodo até aos canais de lavagens. Assim podiam explorar de uma só vez uma grande massa.




La Cuevona
O ouro era mais abundante no interior dos montes.por isso os romanos extraíam de uma só vez, de forma a que se chega-se o quanto antes as zonas mais ricas.





Vista panorâmica desde o mirador de Orellán


Galerias de Orellan



Iglesia de San Simon y San Judas, en Las Medulas
"hay mel natural"
assim termina um dia repleto de descobertas


O próximo trilho intersecta varias sendas, tem como pontos de interesse o Lago Sumido, Mirador de Pedrices, Médulas de Yeres, Pico Reirigo, campo de Brañas, Mirador de Orellán hasta el puebo de las medulas.

Lago Sumido

Mirador de chaos de Maseiros, face noroeste

Mirador de Chaos de Maseiros, face nordeste

uma perdiz descontraída lol

Mirador de Pedrices

Panorâmica desde o mirador de Pedrices

Medulas de Yeres



Panorâmica desde o pico de Reirigo




Panorâmica desde marco geodésico perto do campo de Brañas

vista panorâmica desde Mirador Orelán

Fisgas de Ermelo - as cataratas do Rio Olo












A Cascata de Fisgas do Ermelo é uma cascata portuguesa localizada junto à freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real.

Esta cascata é uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa, não se precipitando numa vertical absoluta, fá-lo através de uma grande barreira de quartzitos formando um profundo socalco. As suas águas separam as zonas graníticas das zonas xistosas das terras envolventes.

O desnível desta cascata, apresenta assim 200 metros de extensão cavados ao longo dos milénios da sua existência pelas as águas calmas, mas perseverantes do rio Olo que nasce no Parque Natural do Alvão.